segunda-feira, 28 de maio de 2007

GLOSSÁRIO DE TERMOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Glossário de termos da Aquisição da Linguagem

Antônio Rômulo Bezerra de Sousa e Roberta Farias Paiva

Com o objetivo de favorecer o aprendizado e a compreensão da teoria da aquisição da linguagem (tal), apresentamos, a seguir um pequeno glossário de termos psicoingüísticos, extraídos das principais referências teóricas da área de AL, publicadas no Brasil.

1. AFASIA: Perda de poder pela fala, pela escrita ou
pela sinalização, ou da capacidade de
compreensão da palavra escrita ou falada,
por lesão cerebral, e sem alteração dos órgãos vocais. (SANTOS: 2002, p.20; AURÉLIO p.19).

2. APRENDIZAGEM LEXICAL: Os princípios estão completamente presentes,
a evolução sintática depende da interiorização de partes morfológicas e lexicais novas, o que
pressupõe uma interação com o meio.
(SANTOS: 2002, p. 221).

3. APRENDIZIBILIDADE: Também conhecida como “Problema Lógico da Aquisição”, trabalhado por Lightfoot (1991), que diz: como logicamente, as crianças adquirem uma língua se não têm informação suficiente para a tarefa?. (SCARPA: 2001, p. 209)

4.ASPECTO DESENVOLVIMENTACIONAL:É o aspecto que deve dar conta da variabilidade (diferentes estratégias) e do tempo real em que esse processo ocorre. (SANTOS: 2002, p. 221).
5. ASPECTO LÓGICO: Teoria que segundo (Dresher, 1992), deve tratar de qual é o conhecimento a ser adquirido quanto de como pode ser essa aquisição. (SANTOS: 2002, p. 221).
6.BEHAVIORISMO: Estudo baseado nos conhecimentos de Skinner, que se resumem em: estimulo, resposta e reforço. “É uma teoria psicológica que explica os fenômenos mentais, analisando só os comportamentos observáveis e reduzindo-os a respostas a situações, sendo estas últimas definidas como estímulos que provocam as respostas.” (MAROTE: 1996, p.19).

7. COMPETÊNCIA: “O conhecimento que o falante tem da Gramática de sua língua.” (KATO: 1990, p. 101).

8.COMPETÊNCIA PLENA/TOTAL:Os princípios estão presentes desde o começo
do processo, se não ocorre é por algum problema de memória. (SANTOS: 2002, p. 221).
9. CONSTRUTIVISMO: Teoria que propõe que o conhecimento resulta da interação de uma inteligência sensório-motora com o ambiente. (SANTOS: 2002, p. 222).

10. DAL: Dispositivo de Aquisição da Linguagem – é à parte da herança genética de uma espécie. (SANTOS: 2002, p. 220).

11. DESEMPENHO: “O uso que o falante faz do conhecimento”. (KATO: 1990, p. 101).

12.DEPENDÊNCIA DE ESTRUTURA:Conceito retirado dos trabalhos de Chomsky e com o qual esse argumentava em favor do inatismo, afirmando a existência de certas propriedades formais arbitrárias da estrutura lingüística, ou seja, uma regra ou principio é dependente de uma estrutura.(LYONS: p. 225).
13.DISSOCIAÇÃO DOS DISPOSITIVOS: A aquisição da língua e o acionamento da Gramática Universal não estão atrelados, aos sistemas cognitivos. (SANTOS: 2002, p. 221).
14. DUALISMO: Doutrina que em qualquer ordem de idéias, admite a coexistência da de dois princípios irredutíveis. (AURÉLIO: p. 231.).
15. ESTRUTURA PROFUNDA: É à parte do cérebro, que analisa a função de
cada termo, em cada caso, que muda de
de acordo com o sentido da frase. (MAROTE:
1996, p. 23).

16.ESTRUTURA SUPERFICIAL: É o resultado da transformação da estrutura
profunda. (SANTOS: 2002, p. 221).

17.FACULDADE DA LINGUAGEM:Termo criado por Chomsky, utilizado para designar os mecanismos inatos da espécie humana e comuns aos membros dessa espécie, que são determinados biologicamente, onde se encontra a gramática gerativa, e os quais estão atrelados mente humana e ainda aos quais a linguagem está vinculada. (SCARPA: 2001, p. 208).
18. GRAMÁTICA UNIVERSAL: São conceitos que a criança já nasce com eles, no caso todas as regras de todas as línguas. (MUSSALIM: p. 195).
19. GRAMÁTICA DA LÍNGUA: é o que se chama de gramática da língua nativa, do lugar onde ela estar contextualizada. (MUSSALIM: p. 195).
20.HIPÓTESE MATURACIONAL:Os parâmetros estão programados geneticamente para serem fixados em diferentes estágios de maturação, de maneira gradual. (SANTOS: 2002 p. 222).
21. HIPÓTESE CONSTINUÍSTA:É subdividida em duas tendências: hipótese da competência plena/total e a hipótese da aprendizagem lexical.
22.INPUT: Falas, frases ou orações produzidas pelos adultos, que acionam o DAL (SANTOS: 2002, p. 221).
23. INVARÂNCIA: Conceito elaborado por German (1990), significa a característica que o ser humano possui, que lhe permite receber os sinais lingüísticos com uma Constância, que é necessária para que essa produção seja interpretada e sirva aos seus propósitos comunicativos. (BALIERO JR: 2001, p. 190).
24. INATISMO: É a proposta defendida por Chomsky, de que o ser humano nasce com uma gramática inata, ou seja, inerente, onde dá ênfase a competência e a criatividade do falante. (SANTOS: 2002, p. 220).
25. MENTALISMO: Uma crença na existência da mente, que é facilmente equacionado ao “idealismo” e o “dualismo”. (LYONS: p.22).
26. MODELO CHOMSKYANO: Modelo teórico oriundo da lingüística que influenciou a psicolingüística, tendo como paradigma central uma postura metodológica, fortemente, racional-dedutiva no design de seus experimentos. (BALIERO JR: 2001, p. 176-180).
27. MODELO GERATIVISTA: E modelo propõe que a criança já nasce com uma capacidade inata de aquisição da linguagem, sendo que aquisição da língua materna apenas um amadurecimento dessa criança. (MAROTE: 1996, p. 22).
28.MODULARIDADE COGNITIVA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM:
Concepção decorrente da teoria inatismo lingüístico, postulado por Chomsky, que preceitua que o mecanismo de aquisição da linguagem é especifico dela, não exibindo interface óbvia com outros componentes cognitivos comportamentais. A relação entre a língua e outros componentes cognitivos comportamentais. A relação entre a língua e outros sistemas cognitivos, como percepção, a memória e a inteligência, é indireta, e a aquisição da linguagem ou o desencadeamento da Gramática Universal junto à fixação de parâmetros – não depende, necessariamente, de outros módulos cognitivos, muito menos de interação social. (SCARPA: 2001, p. 209-210).
29. MORFEMA: São as unidades mínimas da linguagem, as quais se pode designar um sentido. (KAUFMAN: 1992, p. 53).
30. OUTPUT: Em aquisição da linguagem segundo Chomsky, é a língua, as regras da língua, a que a criança está exposta. (SANTOS: 2002, p. 220).
31. PARÂMETROS: Ou leis que tem representações definidas pela língua em que se encontre, ocasionando divergências entre as línguas e transformações dentro da mesma. (MUSSALIM: p. 209).
32. PERÍODO CRÍTICO: Postulação criada a partir dos estudos de Lenneberg (1967), afirma-se que, segundo Pinker (1994) a aquisição de uma linguagem normal é garantida até a idade de 6 anos, é comprometida entre 6 até pouco depois da puberdade e é rara daí para frente. de acordo com interpretações inatistas, o que pode explicar a dificuldade do ultimo em contraposição a facilidade e naturalidade dos dois primeiros seria o acesso – ou a falta dele - a Gramática Universal por parte do aprendiz. (SCARPA: 2001, p. 220; 221, 223.).
33. PERÍODO FORMATIVO: Caracteriza o momento em que o mainstream da área da lingüística assume um determinado paradigma teórico. Foi marcado por vários encontros envolvendo psicológicos e antropológicos, dentre outros, ocorridos na segunda metade do século XX que acabaram por “fundar” a psicolingüística. (BALIERO JR: 2001, p. 175).
34. PERÍODO LINGUISTICO: Marcado pelas publicações de Sintatic Structures, por Noam Chomsky em 1957, onde foi apresentado os fundamentos da gramática gerativa transformacional e da resenha, em 1959, do livro Verbal Behaviour, do comportamentalista Skinner. Período de uma grande dispersão teórica e uma postura operacionalista, a Psicolingüística passou a ter o modelo chomskyano. (BALIERO JR: 2001, p. 176-180.).
35. PRINCÍPIOS: Ou leis que são constantes e que são usadas igualmente em todas línguas. (MUSSALIM: p. 209).
36. POBREZA DE ESTIMULO: Argumento básico usado por Chomsky para sustentar a sua teoria inatista e o qual consistia que me um tempo bastante curto (mais ou menos dos 18 ao 24 meses) a criança, que é exposta normalmente a uma fala precária, fragmentada, cheia de frases truncadas ou incompletas, é capaz de dominar um conjunto complexo de regras ou princípios básicos que constituem a gramática internalizada do falante (SCARPA: 2001, p. 207).
37.PROBLEMA DE ORWELL/FREUD:Opõe-se o “Problema de Platão”, apropriado, segundo Chomsky, para questões sociais, históricas e políticas, ou para os desdobramentos sócio-histórico-psicanalítico-ideológicos do uso da linguagem, que fogem a alçada da teoria lingüística, que se parafraseia assim: como pode o ser humano saber tão pouco diante de evidencias tão ricas e numerosas? (SCARPA: 2001, p. 208).
38.PROBLEMA DE PLATÃO: Metáfora que influenciou um dos mais importantes argumentos em prol do inatismo, a pobreza de estimulo, essa metáfora diz que: como é que o ser humano pode saber tanto diante de evidencias tão passageiras, enganosas e fragmentadas?. (SCARPA: 2001, p. 208).
39. PSICOLINGÜÍSTICA: Trata-se de um campo interdisciplinar, para qual colaboram a Psicologia e a Lingüística. Relação entre o pensamento (ou comportamento e linguagem). (MUSSALIM: p. 171).
40. RACIONALISMO: Corrente teórica da aquisição da linguagem que, segundo Slobin (1985), assume que, juntamente com as experiências, as crianças fazem uso de alguma forma de capacidade inata. (SANTOS: 2002, p. 220).
41. SINAL LINGÜÍSTICO: Formulado por German (1990), representa um dos três elementos fundamentais do processamento lingüístico, o qual diz respeito ao conjunto de eventos ambientais, acústicos no caso da fala e visuais no caso da escrita, que formarão o input a ser processado/entendido e, ao mesmo tempo, ao conjunto de elementos motores necessários a geração de mensagens lingüísticas, faladas, escritas ou mesmo gesticuladas. (BALIEIRO JR: 2001, p. 190).
42. SINTAXE: Em gramática gerativa, é a parte essencial d gramática. Consta de duas partes: as regras de base e as regras de transformação. (MAROTE: 1996, p.21).
43.TEORIA DA COMPLEXIDADE DERIVACIONAL: Supunha que a percepção da compreensão das sentenças deveria ser isomórfica a derivação da sentença por meio das regras da sintaxe, ou seja, os passos para derivar uma estrutura superficial de uma estrutura profunda deveriam ser também efetuados na recepção compreensão das sentenças. (MUSSALIM: p. 177).
44.TEORIA COGNITIVISTA: Que a linguagem faz parte da cognição(a aquisição de um conhecimento). (SANTOS: 2002, p.220.).
45.TEORIA CONSTRUTIVISTA: O mecanismo responsável pelo aprendizado da linguagem é também responsável por outras formas de aprendizado. (SANTOS: 2002, p. 220).
46.TEORIA DE PRINCÍPIOS E PARÂMETROS:Também chamada de teoria paramétrica, foi desenvolvida por Chomsky em 1981, significou a mudança na concepção do que seja a gramática universal. Segundo essa teoria, a gramática universal é formada por princípios ou “leis” invariantes, que se aplicam da mesma forma em todas as línguas, e parâmetros, “leis” cujos valores variam entre as línguas e dá origem tanto a diferença entre as línguas com a mudança numa mesma língua. (SANTOS: 2002. p. 221).
47.TEORIA LEXICO-FUNCIONAL DA GRAMÁTICA (LFG):Teoria lingüística defendida por Bresnan & Kaplan, que partindo do pressuposto de que armazenar e recuperar informações da memória é uma atitude essencialmente semântica, ligada a significação, e que a complexidade dessas informações não aumentam muito o trabalho da memória. Critica a gramática gerativa e propõe que as informações gramaticais,como classe das palavras e condições para o recebimento sintático entre elas, estejam incorporadas diretamente no léxico. (BALIEIRO JR: 2001, p. 195).

1. BALIEIRO JR, Ari Pedro. Psicolingüística. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.171-201
2. CHAPMAN, Robin S. Processos e distúrbios na aquisição da linguagem. Tradução de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
3. FERRACIOLI, Laércio. Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciências. In Revista Brasileira de estudos Pedagógicos, Brasília, v.80, n.194, p.5-18, jan./abr.1999. pp. 5-18.
4. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Mraco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999. pp. 17-42.
5. JAKUBOWICZ, Célia. “Mecanismos de mudança cognitiva e lingüística”: princípios e parâmetros no modelo da gramática universal. In In TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.). Mecanismos de mudanças lingüísticas e cognitivas. Tradução de Ernani Rosa. Pp.57-97.
6. KARMILOFF-SMITH, Annette. Auto-organização e mudança cognitiva. In TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.) Mecanismos de mudanças lingüísticas e cognitivas. Tradução de Ernani Rosa. Pp.23-55.
7. KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1990. pp. 98-138.
8. KAUFMAN, Diana. A natureza da linguagem e sua aquisição. In GERBER, Adele. Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem: sua natureza e tratamento. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp.51-71.
9. LYONS, John. Linguagem e lingüística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkle Averbug. Pp.219-243
10. MAROTE, João Teodoro D’Olim; FERRO, Gláucia D’Olim Marote. Didática da língua portuguesa. 8ª ed. São Paulo: Ática, 1996. pp. 17 –24
11. MAROTE, João Teodoro D’Olim; FERRO, Gláucia D’Olim Marote. Didática da língua portuguesa. 8ª ed. São Paulo: Ática, 1996. pp. 17 –24
12. MELO, Lélia Erbolato. Principais teorias/abordagens da aquisição de linguagem. In MELO, Lélia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolingüística aplicada. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999. pp.25-53
13. MELO, Lélia Erbolato.A psicolingüística: objeto, campo e método. In MELO, Lélia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolingüística aplicada. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999. pp.13-23.
14. PETTER, Margarida. Linguagem, língua, lingüística. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à lingüística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 211-226.
15. RAMBAUD, Margarita Goded. Influencia Del tipo de syllabus en la competência comunicativa de los alumnos. Madri: Ministério de Educación y Cultura/CIDE, 1996.pp.90-115 (Colecci[on Investigación, nº 121)
16. SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à lingüística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 11-24
17. SAPIR, Edward. A linguagem: introdução ao estudo da fala. Tradução e apêndice de J. Mattoso Câmara Jr. São Paulo: Perspectiva, 1980.
18. SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.203-232.
19. SCLIAR-CABRAL, Leonor. Introdução à psicolingüística. São Paulo: Ática, 1991. (Série Fundamentos, 71). pp. 8-32.
20. VENEZIANO, Edy. “Ganhando perícia com a idade”: uma aproximação construtivista à aquisição inicial da linguagem. In TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.). Mecanismos de mudanças lingüísticas e cognitivas. Tradução de Ernani Rosa.


O presente trabalho, sob a orientação do professor Vicente Martins., da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), em Sobral, Estado do Ceará, contou com a elaboração das alunas do Curso de Letras Antônio Rômulo Bezerra de Sousa e Roberta Farias Paiva.

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