segunda-feira, 28 de maio de 2007

COMO DESENVOLVER A COMPREENSÃO LEITORA - A PALESTRA

Palestra:
COMO DESENVOLVER A COMPREENSÃO LEITORA

Vicente Martins
Professor Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA, Letras)
Sobral, 30 de maio de 2006.

















PALESTRA: COMO DESENVOLVER A COMPREENSÃO LEITORA

De 29 de maio a 02 de junho de 2006
Campus da Betânia ― UVA






COMO DIZ ALFREDO BOSI ,
É ÚTIL COMEÇAR UMA BATE-PAPO PELA ORIGEM DAS PALAVRAS

1 – Leitura: lat.medv. lectura, der. do rad. do supn. do v. legère 'reunir; enrolar; escolher; espiar; ler para si, ler em voz alta'; ver leg-; f.hist. 1382 lejtura, sXIV leitura, sXIV leytura, sXV lectura. Numa perspectiva lingüística, leitura é de decifrar signos gráficos que traduzem a linguagem oral. É a arte de ler. Ou ainda:ato de ler em voz alta; ação de tomar conhecimento do conteúdo de um texto escrito, para se distrair ou se informar; o hábito, o gosto de ler; o que se lê; material a ser lido; texto, livro; maneira de compreender, de interpretar um texto, uma mensagem, um acontecimento
2 – Ler: lat.cl. lègo,is,légi,lectum,legère 'recolher, apanhar; enrolar, tirar; escolher, captar com os olhos; ler em voz alta'; a solução semântica do cl. ao vulg., em que prevalece apenas a noção de 'ler' (eventualmente em voz alta, pelo menos de início), postula certa intensificação do fato social, muito restrito, nos primórdios; cf. esp. leer, it. lèggere, fr. lire; ver le- e leg- e as remissivas aí citadas; f.hist. 1258-1261 leer, sXIII liia, sXIII leer, sXIV leendo, sXIV lyi, sXV le, sXV leese, sXV lia. Numa perspectiva lingüística, ler é percorrer com a vista (texto, sintagma, palavra), interpretando-o por uma relação estabelecida entre as seqüências dos sinais gráficos escritos (alfabéticos, ideográficos) e os sinais lingüísticos próprios de uma língua natural (fonemas, palavras, indicações gramaticais.

3 – Compreender: lat. comprehendo(compraehendo),is, di,sum, ère; ver prend-; f.hist. sXIII conprender, sXIV compreender, sXV conplender, cõpreheder; antepositivo, do lat. praehendo, prehendo ou prendo,is,di,sum,ère 'tomar, agarrar; segurar, prender; apanhar em flagrante, surpreender; atingir, chegar a; apreender, compreender'; antigo, clássico, usual; representado nas línguas român., nas quais substituiu capìo (ver 1cap-) no sentido de 'tomar': romn. prinde, it.logd. prendere, engad. prender, friul. préndi, fr. prendre, provç. penre, cat. pendre, esp.port. prender; praehendo é composto de *prai, prae + *hendo, não atestado de forma isolada, mas cuja raiz figura em praeda e talvez em hedera; a cognação lat. inclui: pre(he)nsìo,ónis (raro e técnico) 'direito de prender alguém' (que assiste a alguns magistrados), donde o sentido concreto de 'prisão' em romance; Numa perspectiva pedagógica, compreender é apreender (algo) intelectualmente, utilizando a capacidade de compreensão, de entendimento; perceber, atinar

4 – Compreensão: lat. comprehensìo,ónis, rad. de comprehensum, supn. de comprehendère; ver prend-; f.hist. sXV cõprehensom. Numa perspectiva psicolingüística, compreensão leitora é faculdade mental por meio da qual o significado é apreendido antes (predição), durante(inferência) e depois da leitura (crítica).

O QUE MARCOLA, O NÚMERO 1 DO PCC, TEM A VER COM O MUNDO DA LEITURA?


MARCOLA, UM APRECIADOR DE DANTE ALIGHIERI
“ O número 1 do PCC é, sem dúvida, um bandido esperto. Mas está longe de corresponder às descrições em que aparece como uma espécie do gênio do crime , leitor de
3 000 livros e apreciador de Dante Alighieri (a chance de um livro do poeta italiano ter ido parar nas mãos de Marcola não é pequena, mas a possibilidade de ele não ter entendido o que leu é certamente maior)”

(Revista Veja, Edição 1957,- Ano 39 – nº 20, 24 de maio de 2006)
O PROCESSO DE LEITURA



Operação

Consiste em
Sua aprendizagem se consegue através de
Decodificação

1. Reconhecer signos gráficos
Conhecimento do alfabeto

2. Traduzir signos gráficos para a linguagem oral ou para outro sistema de signos
Leitura oral ou transcrição de um texto
Compreensão
Captação do sentido ou conteúdo das mensagens escritas
Domínio progressivo de textos escritos cada vez mais complexos





FATORES DA COMPREENSÃO LEITORA




1. FATORES DE COMPREENSÃO LEITORA DERIVADOS DO EMISSOR (ESCRITOR)
· Conhecimento dos códigos manejados pelo autor
· Conhecimento dos esquemas cognitivos do autor
· Conhecimento do patrimônio do autor
· Conhecimento das circunstâncias da escrita


2. FATORES DA COMPREENSÃO LEITORA DERIVADOS DO TEXTO

· Fatores físicos de um texto que influem na sua legibilidade
· Fatores lingüísticos de um texto que influem na compreensão leitora
· Fatores da lingüística oracional (microestrutura textual)
· Elementos da estrutura textual
- Elementos microestruturais
- Elementos macroestruturais: o intertexto
- Elementos supra-estruturais: o supratexto
· Fatores da compreensão leitora derivados do conteúdo dos textos








3. FATORES DA COMPREENSÃO PREVENIENTES DO LEITOR

· Os códigos do leitor
· Os esquemas cognitivos do leitor
· O patrimônio cultural do leitor
· As circunstâncias da leitura

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